Vulva e vagina: qual é a diferença entre elas?

Vulva e vagina são a mesma coisa? Qual é uma e qual é outra? Para esclarecer a dúvida recorrente entre muitas meninas, o Tarja Rosa conversou com a ginecologista Dra. Thalita Domenich, que explicou direitinho o que cada uma é. Vem entender!

A vulva é um órgão genital externo, onde estão localizados o monte de vênus, o clitóris e os grandes e pequenos lábios. Suas funções são: permitir a entrada dos espermatozoides no corpo, proteger os órgãos genitais internos de agentes infecciosos, e proporcionar prazer sexual – o clitóris, como sabemos, é uma região específica para essa tarefa. 

Já a vagina, ao contrário da vulva, é um órgão genital interno. Seu formato é tubular, muscular e elástico e tem aproximadamente sete centímetros de comprimento em uma mulher adulta. Além de ser responsável por conectar os órgãos externos ao útero e permitir  a relação sexual com penetração, a vagina é o canal de passagem tanto do sangramento menstrual, como do esperma ao óvulo e do nascimento do bebê. 

Também é no introito vaginal – orifício de entrada da vagina – que se localiza o hímen. Uma membrana mucosa que pode se romper entre as primeiras penetrações ou, em algumas mulheres, somente durante o parto normal.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados