Você sabe diferenciar corrimento da secreção normal?

Conhecer o próprio corpo é essencial para a saúde íntima da mulher, seja para identificar algo que possa estar fora da normalidade ou para ampliar a relação consigo mesma. E, entre tantos assuntos, existe uma confusão bastante comum quanto à saúde da vagina: afinal, qual é a diferença entre o corrimento e a secreção normal?

Para esclarecer suas dúvidas sobre o tema, nós conversamos com a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich.

O que é a secreção?

A secreção vaginal é algo comum entre as mulheres! E, além de não ser uma doença, não necessita de tratamento. Pelo contrário, as secreções naturais são fundamentais para a umidificação da vagina. Ou seja, não representam motivo algum para preocupações.

O que é corrimento?

O corrimento pode estar relacionado com infecções ou infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs. Não sendo tratado ou tendo acompanhamento ginecológico, o corrimento vaginal pode levar a uma infecção de colo do útero – essa com possível comprometimento das tubas uterinas e até mesmo dos ovários. Em casos graves, além de comprometer a fertilidade da mulher, pode ocorrer uma infecção generalizada.

Para diferenciá-los, Dra. Thalita alerta sobre os sintomas do corrimento vaginal que são fundamentais para o diagnóstico. São eles: coceira na vulva e na entrada da vagina, vermelhidão, mau cheiro, fluido com coloração amarela-esverdeada, cinza ou que lembre nata de leite, dor durante a relação sexual ou até mesmo dor pélvica.

“Geralmente, a secreção vaginal tende a ser mais volumosa em períodos próximos ao ciclo menstrual (início, durante e ao fim). Também não é acompanhada de ardência, coceiras ou odores fortes que causam incômodo, assim como não geram desconfortos durante as relações sexuais”, explica a especialista.

Caso você perceba algum desses sintomas, ou suspeite que esteja com corrimento, converse com seu ginecologista para esclarecer as dúvidas, chegar a um diagnóstico e, se necessário, iniciar um tratamento.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados