Cor da Menstruação: o que significam as cores do nosso ciclo?

As tonalidades do sangue podem variar conforme a intensidade do fluxo menstrual – e não há problema nisso!

Você já se perguntou por que a cor da menstruação pode variar conforme os dias? Normalmente, os tons ficam entre marrom escuro a vermelho vivo – dependendo da intensidade do fluxo.

Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, explicou que, normalmente, a cor do sangue menstrual tem essa variação. “As mudanças acontecem no início e no término do fluxo menstrual. Quando o sangue é em menor quantidade a cor é mais escura, tornando-se vermelho vivo nos dias de maior intensidade”, diz ela.

A variação da cor acontece por conta da exposição do sangue ao oxigênio – e por quanto tempo isso ocorre. O sangue que ainda está dentro do canal vaginal é mais exposto, perdendo nutrientes e, consequentemente, adquirindo uma tonalidade mais escura.

É importante ressaltar, no entanto, que não há nada de errado com variações nas cores da menstruação. Pacientes com fluxo menstrual pequeno e que fazem uso de contraceptivos hormonais, muitas vezes, apresentam somente sangue da cor marrom escura.

Isso tudo é normal, mas algumas alterações (como coceira ou cheiro forte, por exemplo) podem indicar a presença de uma infeção. “É sempre importante a menina observar a cor e a característica do sangue menstrual, pois qualquer mudança pode ser um sinal de alerta e aí, é hora de procurar seu ginecologista”, afirma Thalita.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados