Você provavelmente já se perguntou se era seguro ou não usar certo vaso sanitário fora de casa, certo? Além de muitas vezes não contarem com uma higienização exemplar, é normal sentir insegurança por não saber quem “se sentou” ali antes, ainda mais sabendo que é possível contrair doenças de tal maneira.
“O mais comum que pode acontecer são as infecções de vírus ou bactérias intestinais”, conta a ginecologista e consultora do Tarja, Thalita Domenich. Por isso, as doenças mais transmitidas por vasos sanitários são diarreia e hepatite A.
Porém, é claro que temos como nos prevenir e diminuir os riscos ao usar banheiros públicos. Para isso, a principalmente recomendação é lavar bem as mãos após deixar o vaso, esfregando o sabonete na palma e dorso, além dos espaços entre os dedos e até o punho.
Ainda segundo a médica, outra maneira de minimizar os riscos de uma possível contaminação é higienizar o vaso sanitário antes de usá-lo. Uma boa solução é levar sempre um pacote de lenços antissépticos na bolsa. Fácil, né?