Você já ouviu falar em vaginite? Bem, ela é uma inflamação encontrada na mucosa vaginal e, às vezes, na vulva, que pode causar corrimento, irritação, ardência, coceira e dor. A vaginite pode surgir tanto por um agente infeccioso, quanto por alterações hormonais em determinados períodos da vida.
“Para evitar a inflamação é importante cumprir medidas de higiene e sempre usar preservativos durante as relações sexuais”, aconselha a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich.
Caso a vaginite apareça, alguns dos cuidados são: “Medidas de higiene, usar roupas leves e não ficar de biquíni molhado, por exemplo, fazem a diferença. Uso de hidratantes vaginais ou terapia hormonal em caso de vaginites atróficas, ou seja, por alteração hormonal, ou antibióticos e antifúngicos em caso de doenças infecciosas também podem ser indicados”, explica Thalita.
É transmissível?
A ginecologista diz que a inflamação é transmissível apenas nos casos de doenças infecciosas: “Depende do tipo de bactéria ou fungo, há infecções que são sexualmente transmissíveis, sim”.
Fique atenta aos primeiros sintomas: dor ou desconforto ao urinar, coceira ou irritação na região vaginal, dor ou desconforto durante a relação sexual, alteração na coloração ou no odor da secreção vaginal e sangramento vaginal. Se perceber alguns desses sinais, procure um ginecologista.