Transar durante a menstruação engravida? Faz mal?

A relação sexual durante a menstruação exige alguns cuidados básicos, mas, no geral, não faz mal. Entenda mais sobre o assunto!

Em teoria, pelo menos do ponto de vista fisiológico, não há problema em fazer sexo durante a menstruação. Claro, tudo depende da intimidade e escolha do casal! Algumas pessoas, inclusive, dizem que se sentem mais sensíveis nesse período. No entanto, muitas dúvidas permanecem sobre os mitos e verdades relacionados ao sexo durante o período menstrual.

Uma das questões mais frequentes é: “Posso engravidar?”. E sim, existe a possibilidade. O risco é baixo porque a ovulação, teoricamente, ocorre 14 dias antes do próximo ciclo menstrual. “Algumas meninas apresentam ciclos mais curtos e podem ovular no final da menstruação e, portanto, podem engravidar”, explica a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich.

Faz mal?

De acordo com a médica, o ato pode aumentar o risco de infecções. Isso porque o sangue é um meio de cultura para proliferação de fungos e bactérias e, para evitar, o ideal é usar preservativo.

Além disso, a menstruação faz com que o colo do útero se abra ligeiramente e os vasos sanguíneos do útero se dilatam, tornando toda a área mais suscetível à contaminação e ISTs, Infecções Sexualmente Transmissíveis, como HPV e HIV, hepatite B e C, gonorreia e clamídia. Por isso é (ainda mais) importante usar camisinha!

O que devo saber antes de transar menstruada?

“Você só deve transar menstruada se se sentir à vontade. E, claro, usar preservativo para evitar infecções”, finaliza Dra. Thalita.

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados