Tomar o mesmo anticoncepcional por muito tempo faz com que ele perca o efeito?

Tomar o mesmo anticoncepcional por muito tempo faz com que ele perca o efeito? Não, fique tranquila! Estudos comprovam que o uso do medicamento hormonal por longos períodos não altera sua eficácia.

Desde que tomado regularmente, a dose hormonal do contraceptivo é constante, ou seja, o uso de uma cartela só faz efeito durante determinado período. “Não existe efeito cumulativo com o passar dos anos ou meses. Da mesma forma que, quando a mulher para de usar a pílula, ela volta a ovular e menstruar no mês subsequente, não impactando na taxa de fertilidade”, explica Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Então, o organismo se “acostumar” com as pílulas ou injetáveis é mito? Exato, 100% mito! Apenas, mais uma falsa informação sobre os anticoncepcionais. “Sua dose hormonal é dada diariamente e dura cerca de um dia no organismo, não sendo cumulativo”, explica a médica.

Ah, e se o tema é sexo, vale lembrar que mesmo com o uso correto do anticoncepcional, o preservativo é indispensável em toda relação. Não só para evitar a gravidez, mas também  impedir a propagação de infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs.  

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!