Sou menor de idade, posso marcar ginecologista sozinha?

Você tem dificuldade de agendar a sua primeira consulta? A gente vai te ajudar

Você quer ir ao médico, mas não quer conversar sobre isso com a sua mãe? Amiga, calma! Esse sentimento pode envolver diversos fatores, mas principalmente a vergonha de tocar no assunto e o medo de como ela poderá reagir. Ginecologista não é um bicho de sete cabeças – e a consulta não é indicada apenas para quem já iniciou a vida sexual, viu?

Assim que acontece a primeira menstruação, conhecida como menarca, é recomendado que a garota procure o ginecologista. É importante toda adolescente ter seu próprio médico para que possa ser orientada sobre vacinação, higiene, ciclo menstrual, ISTs, contracepção e vida sexual.

O que diz a lei?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o Código de Ética Médica, a adolescente pode, sim, marcar e comparecer a uma consulta ginecológica sozinha. Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, esclarece que é um dever do médico respeitar a privacidade e manter o sigilo da consulta. “Caso julgar imprescindível conversar com o responsável da garota sobre algum assunto que possa acarretar dano à sua saúde, o médico deve comunicar primeiramente a adolescente que, mediante esta necessidade, conversará com seu responsável”.

Sendo assim, em alguns casos a quebra do sigilo pode acontecer. “Por exemplo, caso a garota tenha um exame positivo para HIV, o médico pode convocar os pais para uma consulta, já que se a doença não for tratada corretamente pode implicar risco de morte. Ele pode convocar o parceiro para que ele faça o teste também”, explica Thalita.

E como fazer?

Em primeiro lugar, repensar o diálogo sincero com o responsável é fundamental. Como explicamos, o ginecologista não irá ajudar apenas nos assuntos relacionados ao sexo, mas na saúde da garota como um todo. Procure ter um papo com a sua mãe sobre o assunto e explique que precisa ir em uma consulta – afinal, ela é necessária na vida de toda e qualquer menina. Ter dúvidas, medos e curiosidades faz parte do processo da adolescência da garota e a melhor forma de esclarecer isso é com um profissional.

Você pode tentar a companhia de uma tia ou prima também. Estar ao lado de um maior de idade vai facilitar questões burocráticas que possam aparecer de última hora. Caso tenha um plano de saúde, você pode fazer uma busca dos consultórios que estão dentro do seu plano e fazer uma ligação. “Geralmente, os médicos dos convênios pedem um representante legal para assinar a guia da consulta”, alerta Thalita.

Já o Sistema Único de Saúde, o SUS, garante acesso integral, universal e igualitário a todo brasileiro. De acordo com a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, “o adolescente, desde que identificado como capaz de avaliar seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios para solucioná-lo, tem o direito de ser atendido sem a presença dos pais ou responsáveis no ambiente da consulta, garantindo-se a confidencialidade e a execução dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos necessários”.

Se você ainda tem algum medo ou alguma dúvida, não deixe de conferir o texto: Como será a minha primeira consulta no ginecologista? Nele, explicamos tudo o que irá rolar dentro do consultório.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!