Sim, a menstruação muda com o início do uso da pílula. Entenda!

Muitas meninas ficam confusas quando iniciam o uso do anticoncepcional e percebem uma diminuição do fluxo na menstruação – mas isso é completamente normal. Explicamos o porquê hoje no Tarja Rosa!

Você começou a usar a pílula anticoncepcional e está com dúvidas sobre o seu fluxo menstrual? É comum que garotas estranhem a diminuição e até mesmo a cor do sangramento da menstruação após o início do medicamento. Vamos te explicar neste texto que isso é completamente normal já que, no geral, quando se faz uso do contraceptivo o fluxo menstrual diminui consideravelmente.

Conversamos com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, que explicou que essa alteração é comum: “Isso ocorre porque os hormônios dos contraceptivos levam a uma atrofia do endométrio, isto é, um achatamento da camada menstrual, em relação às pacientes que não usam pílulas, diminuindo o sangramento”, diz.

Além disso, a cor também é alterada: “Por sangrar menos, algumas meninas deixam de ter fluxo com cor vermelho vivo e passam a ter sangramento marrom”, explica Thalita. Falamos mais sobre a cor da menstruação neste outro post – confira!

Muitas garotas pensam que isso pode fazer mal à saúde, mas não é bem assim. Nossa consultora explicou melhor: “Essa alteração não faz mal para a menina, pelo contrário, pois diminuindo o fluxo podemos curar as anemias por falta de ferro (que algumas mulheres apresentam) e também amenizamos as cólicas menstruais. A pílula também diminui o risco de câncer de ovário, endométrio e colorretal”.

‘Mas, e quando eu parar de usar a pílula?’ Pode ficar tranquila, o fluxo volta ao “normal”. Geralmente dentro de um mês após o encerramento do contraceptivo, a menstruação retorna ao que era anteriormente.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!