Sangramento durante a relação sexual: o que pode ser?

A relação sexual é um momento de intimidade e prazer, que você deve aproveitar com segurança (Use camisinha!) e sem encanações. Mas, às vezes, acontecem coisas estranhar, né? O sangramento é uma delas. Não é comum que isso role, por isso, fique atenta se rolar com você. 

Aquele da primeira vez?

Já falamos sobre isso por aqui, né? Crescemos ouvindo a história de que, quando perdemos a virgindade, vamos sangrar. Só que nem sempre isso acontece. O sangramento da primeira vez está relacionado ao rompimento do hímen, que pode acontecer ou não, dependendo da menina. 

“Pode existir uma ruptura parcial do hímen e, não atingindo nenhum vaso sanguíneo, não existe sangramento. Também tem a possibilidade de ser um hímen elástico, como chamamos aqueles que não se rompem. A película se acomoda ao tamanho do pênis e depois volta ao normal”, explica a Dra. Carolina de Souza Alves dos Santos, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Pois é, algumas de nós não vão sangrar nem na na primeira vez. E tudo bem.


Pode sangrar depois?

A ginecologista ressalta que não é tão comum apresentar sangramento depois de já ter iniciado suas relações sexuais: “É comum se, na primeira relação sexual, você teve uma ruptura parcial do hímen e, por isso, ele acaba de romper por completo nessa segunda ou terceira vez”. 

Em outras situações, é necessário investigar causas secundárias que estejam desencadeando esse sangramento. Podem ser lesões ou machucados na vagina ou no colo. Por exemplo, na vagina pode ocorrer a falta de lubrificação e, com o atrito da relação sexual, sangrar dentro ou na entrada da região.

Uma terceira causa, mas não menos importante, são as infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs. Elas podem causar sangramento após relação que são processos infecciosos tanto na vagina quanto no colo e no endométrio do útero, o que pode levar a um sangramento. Por isso, além de um acompanhamento contínuo com ginecologistas, preservativos jamais devem ser deixados de lado. Sempre se atente aos sinais do seu corpo. Se cuide!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados