Que sinais o corpo dá de que uma pessoa está deprimida?

A mudança no comportamento é um dos principais sinais de que a pessoa está deprimida

Estamos chegando ao fim do mês de setembro, conhecido também como setembro amarelo – uma ação, promovida desde 2015, para a conscientização sobre a prevenção do suicídio. A depressão é uma doença mental e vai muito além do “se sentir triste”. Ela é um transtorno caracterizado por uma série de sintomas contínuos, como cansaço constante, tristeza profunda e pensamentos ruins.

Entre os sintomas da depressão estão o cansaço contínuo, perda de interesse por atividades que costumavam serem interessantes, se isolar dos amigos e familiares, sinais de desleixo (muitas vezes até com higiene ou aparência) e, no geral, uma mudança drástica no comportamento padrão da pessoa.

Se você tem sentido alguns desses sintomas de forma recorrente e não encontra explicações para eles, procure ajuda. Converse com uma pessoa de confiança e consulte um psicólogo ou psiquiatra para te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e iniciar um tratamento. Você também pode encontrar informações no setembroamarelo.org.br e conhecer mais sobre o CVV – uma das ONGs mais antigas do país e que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone, chat, e-mail e pessoalmente.

Percebeu que alguma amiga pode estar passando por isso? Converse com ela! O importante é nunca desvalorizar a queixa e o sentimento da pessoa, às vezes, a depressão acaba sendo tratada apenas como “uma tristeza momentânea”. Lembre-se de que o que pode ser motivo de muito sofrimento para um, não é para o outro. Aproxime-se de forma carinhosa e sincera, perguntando o que ela está sentindo e como pode ajudá-la.

Quem deu as informações: Imacolada Marino Gonçalves, psicóloga e sexóloga no ambulatório de sexologia do hospital Pérola Byington e Doutora em ciências da saúde pela faculdade de ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados