Quantos dias é normal a menstruação atrasar?

É só ela não aparecer que a gente já fica apavorada

Alguma vez a sua menstruação atrasou e você entrou em pânico? Essa situação muito provavelmente já aconteceu com você ou com alguma amiga próxima, certo? Mas, calma, o atraso nem sempre é sinônimo de gravidez. Muitos fatores podem interferir no ciclo menstrual. Conversamos com Eliano Pellini, ginecologista e consultor do Tarja Rosa, que esclareceu nossas dúvidas.

“Considera-se um ciclo natural em mulheres saudáveis qualquer ciclo que venha entre 25 e 32 dias. Isso significa que algumas meninas podem ter atrasos menstruais de 5 a 7 dias considerados normais”, explica Eliano.

O que pode interferir no ciclo menstrual?

Quando a menina não faz uso de anticoncepcional, a menstruação pode atrasar por fenômenos emocionais e também por variações da própria capacidade ovulatória. “Meninas, por exemplo, que têm síndrome de ovários policísticos, podem ficar longo tempo sem menstruar e mesmo assim não estarem grávidas”, conta Eliano.

Outros fatores que também interferem no ciclo menstrual são o uso de medicamentos, a própria ansiedade, crises afetivas, variações de humor, situações de estresse e até mesmo provas importantes na escola. Viu, é normal!

Quando devo me preocupar?

Eliano explica que depois de 7 dias de atraso, e se a menina tiver tido relação sexual desprotegida, vale a pena fazer um teste de gravidez. Nesse outro texto, contamos como funciona um teste de farmácia.

A menstruação pode atrasar mesmo com o uso de anticoncepcionais?

Sim, pode acontecer também! Quando a menina faz uso de anticoncepcional também pode haver atrasos. Eliano explicou que pílulas com baixa dose de hormônio femininos ou alta concentração de progestagênios, mesmo quando a cartela termina, ela pode não ter sangramento. “É por isso que nós indicamos, em alguns tipos de contraceptivos, que a garoteause por 24 dias e faça uma pausa de 4. Mesmo que não venha a menstruação no quinto ou sexto dia, vale a pena começar no quinto dia um novo ciclo”.

A falta de menstruação em mulheres que usaram a pílula de forma correta não é preocupante. Deve se atentar apenas caso se tenha esquecido algumas das pílulas da cartela.

E quando é necessária uma investigação desse atraso?

Se isso trouxer preocupação, vale investigar! “É evidente que hoje a grande maioria das meninas já conhecem o teste de farmácia e quando vem nos ver, já o fizeram e ficam surpresas com seu resultado negativo”, disse Eliano. Nesse caso, provavelmente será feito um ultrassom e exames hormonais.

“No ultrassom, vamos verificar se a garota não teve um ciclo anovulatório, ou seja, quando o folículo não amadurece e o óvulo não é liberado, e também a presença de cistos nos ovários. Nos exames hormonais, vamos analisar se os níveis estão dentro dos padrões. Muitas vezes disfunções da tireoide, por exemplo, podem interferir também no ciclo menstrual”, explicou o médico.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados