Quais são os cuidados que devo tomar quando transo?

Que a camisinha é indispensável em qualquer relação sexual você já sabe, certo? O preservativo não serve apenas para evitar a gravidez, mas também para se proteger de infecções sexualmente transmissíveis – as mais importantes são sífilis, gonorreia, herpes genital, candidíase, condiloma acuminado e AIDS.

Veja abaixo outros pontos que você deve se atentar ao ter uma relação sexual:

Em que momento eu coloco a camisinha?

“Nas relações heterossexuais, o preservativo deve ser colocado logo que o homem iniciar a ereção e deve ser retirada logo após a ejaculação para que seja um método eficaz. Caso seja utilizada a camisinha feminina, ela pode ser colocada até antes de iniciar a relação sexual ou deve ser colocada logo no início e retirada logo após a ejaculação. Devemos lembrar, que nunca deve se reutilizar a camisinha, devendo ser trocada se a relação sexual continuar”, alerta Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Se eu for transar com uma menina, também devo utilizar preservativo?

“O sexo entre duas meninas, do ponto de vista de contrair infecções sexualmente transmissíveis, funciona da mesma forma que as relações heterossexuais. Por isso, é muito importante sempre utilizar camisinha”, diz Thalita.

Todo sexo pode transmitir infecções?

“Devemos lembrar que todos os tipos de sexo (oral, anal, vaginal) podem transmitir IST. A camisinha feminina, por recobrir a vulva, tem ainda maior proteção que a camisinha masculina contra IST”, adverte a ginecologista.

Tem que ter consentimento e você precisa estar à vontade.

“Sim, sempre. As relações devem acontecer sempre com o consentimento das duas pessoas, você não é obrigada a transar. Também é importante relaxar. Quando estamos à vontade, tanto a excitação quanto a lubrificação aumentam, tornando a relação mais prazerosa”.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!