Quais cuidados devo ter após relações sexuais?

Existe uma série de cuidados antes ou na hora do sexo para evitar gestações indesejadas ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o uso de métodos contraceptivos e preservativos, mas ainda podemos estar vulneráveis a possíveis irritações ou infecções após a relação.

Então, como devemos cuidar da vagina depois de transar? Em conversa com a ginecologista Thalita Domenich, o Tarja Rosa separou algumas dúvidas constantes para esclarecer sobre o assunto!  

Vale lembrar que o uso da camisinha é indispensável para evitar tanto gestações como ISTs, e que ela deve ser colocada sempre antes de iniciar a relação sexual. “É importante assegurar-se que o preservativo não estourou e que saiu inteiro da vagina. Caso tenha sido uma relação desprotegida ou a camisinha tenha estourado, converse com seu ginecologista rapidamente para ser orientada sobre as profilaxias que devem ser feitas para minimizar o risco de contágio de algumas infecções ou de uma gestação indesejada”, orienta a médica. 

Outro cuidado essencial após o sexo é fazer xixi. Isso mesmo! Ele ajuda a evitar infecções, como a de urina, que são mais frequentes em mulheres. Urinando após a relação, o jato funciona como uma proteção, jogando as bactérias para fora da vagina, como explica a Dra. Thalita: “A uretra feminina é muito curta, cerca de 4 cm, e com a relação sexual podem existir micro traumas na região genital que favorecem a ascensão dessas bactérias pela uretra, essas causando as possíveis infecções urinárias”. 

Agora, se sua dúvida for sobre a higienização da vagina ou se precisa lavá-la logo após o sexo, a resposta é “Não”. A vagina é autolimpante e produz secreções junto com a flora vaginal que protegem de infecções. “Pode tomar banho após as relações e higienizar a vulva e o ânus, mas nunca realizando duchas vaginais. Estas aumentam o risco de infecção, podendo levar bactérias ao útero”, diz a especialista. 

Com a limpeza da vulva, região da uretra e ânus, esses cuidados ajudam a eliminar possíveis bactérias que possam causar infecções genitais, mantendo a saúde do seu corpo. 

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados