Posso pedir pílula ao dermatologista para tratar acne?

Que a pílula pode ajudar no combate às espinhas a gente já sabe. Mas como isso funciona?

Já conversamos aqui sobre os benefícios da pílula anticoncepcional que vão além do contraceptivo, o que evita de você ficar grávida. E o principal deles é a melhora na oleosidade da pele, uma vez que a pílula regula a ação hormonal no seu corpo. Então, será que um dermatologista pode indicar o medicamento para o tratamento da acne? Até porque a gente sabe que muitas meninas ainda têm vergonha (e não deveriam) ou sofrem alguma resistência dos pais ao tentar fazer a primeira consulta ao ginecologista.

A princípio, o dermatologista é o especialista indicado pra o tratamento de acne. “Durante a consulta dermatológica, ele solicita alguns exames, prescreve medicações tópicas (cremes e sabonetes) e medicações via oral”, explica Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa. Até aqui tudo certo e um monte de meninas logo vai sentir a diferença na pele se seguirem o tratamento direitinho. A questão é que, para algumas de nós, isso acaba não sendo suficiente e aí temos a opção do uso combinado de anticoncepcionais para o auxiliar no combate às espinhas.

E por que a pílula pode ajudar nessa hora? Thalita explica: “É o que chamamos de benefício extra contraceptivo da pílula. Isso ocorre porque alguns compostos das pílulas combinadas, que contém os hormônios estrogênio e progestogênio, têm um efeito anti-androgênico, que bloqueia os receptores de testosterona, o hormônio que pode causar a acne”. Tá bom, Tarja, então é só pedir a pílula no dermatologista e está tudo resolvido?

Todo médico inscrito no Conselho Regional de Medicina do seu Estado pode prescrever qualquer medicação. Thalita ainda reforça: “O dermatologista pode, sim, prescrever um anticoncepcional. O que acontece na prática é que os médicos prescrevem as medicações com as quais têm experiência. Geralmente, quando o dermatologista julga necessário o uso de anticoncepcional, ele encaminha a paciente para um ginecologista e ambos acompanham em conjunto seu tratamento”.

Sendo assim, se você precisar tratar a acne procure um dermatologista para que ele faça uma análise do seu caso e te oriente com o melhor tratamento – muitas vezes apenas um sabonete específico pode resolver! Porém, não estranhe caso ele receite um anticoncepcional, ou te encaminhe para uma ginecologista. Aliás, tem ido ao seu gineco? Se não, marque uma consulta. Cuide do seu corpo, cuide de você.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!