Posso engravidar enquanto estou menstruada?

Muitas garotas acreditam que isso não é possível, mas, sim, é! O uso do preservativo é indispensável em todos os momentos do seu ciclo menstrual. Entenda!

Quem nunca pensou que durante a menstruação seria impossível engravidar, né? Se não você, com certeza alguma amiga próxima já acreditou nisso. Conversamos com a Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, que desmitificou essa história: “Sim, é possível engravidar menstruada”.

O ciclo menstrual é dividido em duas fases: a primeira fase (ou fase proliferativa) tem início no primeiro dia da menstruação e vai até a ovulação, a segunda (ou fase secretora) acontece a partir do dia da ovulação e vai até o início da próxima menstruação. “O período fértil é considerado de cinco dias e é compreendido entre os dois dias antes até dois dias após a ovulação”, explica a média.

A primeira fase do ciclo pode variar em número de dias. Já a segunda tem sempre 14 dias, ou seja, depois que a mulher ovulou, ela menstruará em 14 dias. “Então, se o ciclo da menina for um ciclo curto (exemplo: a cada 21 dias), ela tem a primeira fase do ciclo de sete dias somado à segunda fase do ciclo de 14 dias. Se ela menstrua durante sete dias, ela menstrua durante toda a primeira fase do ciclo. Considerando que ela ovulou no dia sétimo do ciclo (último dia da menstruação), seu período fértil iniciou no quinto dia do ciclo menstrual, podendo, dessa forma, engravidar menstruada”, esclareceu Thalita. Ufa, é praticamente uma aula de matemática, né?

Para não ter erro nessa contagem, o uso do preservativo é indispensável tanto para evitar a gravidez quanto para se proteger de alguma infecção sexualmente transmissível (IST). Avalie também se não vale associar outro método contraceptivo, como o anticoncepcional. Converse com sua ginecologista sobre isso!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados