Tarja Rosa

Posso engravidar durante a pausa do anticoncepcional?

Foto: iStock

Se usado corretamente, o anticoncepcional mantém a sua eficácia normalmente no período do intervalo entre uma cartela e outra. O Tarja Rosa te explica!

Sim, o anticoncepcional gera muitas dúvidas nas garotas que usam ou pretendem usar, mas você pode esclarecer algumas questões por aqui. Primeiro, vale lembrar que o controle de natalidade da pílula é 99% eficaz quando usado da maneira correta.

Conversamos com Eliano Pellini, ginecologista e consultor do Tarja Rosa, que explicou que a pausa do anticoncepcional – entre uma cartela e outra – não aumenta os riscos de gravidez pois a ação do medicamento não para neste período.

É claro que isso é válido para quando a pílula é tomada da forma correta. “Tudo depende da data de início do anticoncepcional, que geralmente deve ser começado no primeiro dia do ciclo menstrual, e da forma adequada de uso (um ao dia se possível no mesmo horário)”, disse o médico.

É importante não esquecer o comprimido!

Segundo Eliano, as falhas podem acontecer quando se esquece alguns comprimidos – principalmente um dos quatro primeiros e um dos quatro últimos antes da nova cartela. Enquanto isso, uma pílula esquecida no meio da cartela geralmente não traz risco de falha mas pode causar escapes menstruais ou manchas. “De forma geral, a medicação é muito segura e o uso hoje de aplicativos e uso estendido tornou a medicação ainda mais segura em todo mundo”, completou.

Vale lembrar também que além do anticoncepcional, o preservativo é indispensável em toda relação sexual para, além de evitar a gravidez, impedir a propagação de doenças e infecções sexualmente transmissíveis.