Pílula causa enjoo? Conheça os sintomas que podem ser provocados pelo anticoncepcional

Já ouviu falar que a pílula anticoncepcional pode causar enjoo? Aqui, explicamos o que há por trás desse e outros mitos

Sim, a pílula anticoncepcional pode provocar alguns sintomas no corpo da mulher – mas eles são raros. O medicamento começa a agir já no primeiro mês de uso e, sendo composto por hormônios femininos sintéticos (estrogênio e progestagênios), pode causar possíveis alterações no corpo, originando os chamados “efeitos colaterais”. Os mais comuns são dores nas mamas, incômodos nas pernas, enxaqueca e enjoos.

Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, explica que mesmo considerados comuns, os enjoos são raros entre as garotas que utilizam este método contraceptivo: “Pode causar o sintoma, mas são poucos casos pois as doses hormonais das pílulas atuais são muito baixas. O que acontece é que algumas das pacientes têm a sensibilidade aumentada e o simples fato de tomarem um comprimido por dia sentem enjoo”, explica.

Em geral, os sintomas desaparecem logo após o período de adaptação, que é em média de 12 semanas. Caso o enjoo persista nos meses seguintes, é necessário procurar

uma avaliação médica e investigar o que está causando a rejeição à pílula.
É claro que trocar o comprimido pode ser uma possibilidade, mas nem sempre a solução. O contraceptivo oral pode não ser o mais adequado para o seu organismo e para saber como prosseguir é importante contar com um acompanhamento especializado. Hoje, existem outras alternativas no mercado que vão do injetável, ao cutâneo (adesivo), vaginal (anel), implante e DIU.

Outra dúvida muito frequente entre as mulheres é se o anticoncepcional pode ser responsável por um certo aumento de peso. Tido como uma verdade popular, na realidade, a resposta é não – o anticoncepcional não engorda. “Conforme dito anteriormente, as doses são muito baixas e os estudos comprovam que não levam a alteração”, esclarece Thalita.

Por fim, algumas dicas podem te ajudar a reduzir os enjoos, como todos os dias tomar a pílula no mesmo horário, assim acostumando o seu corpo, e optar pelo período da noite ou junto com uma de suas refeições.

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados