Perdi a virgindade. Devo ir ao ginecologista?

O ideal é que toda menina vá ao médico após a sua primeira menstruação. “Não pense que só vai ao ginecologista a menina que tem vida sexual ativa. É importante toda adolescente ter seu próprio médico para que possa ser orientada sobre vacinação, higiene, ciclo menstrual, ISTS, contracepção e vida sexual”, afirma Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Mas, se isso não aconteceu e agora você iniciou a sua vida sexual, não perca mais tempo: procure um ginecologista. “O médico é quem vai tirar as possíveis dúvidas, conversar sobre prevenção de doenças e métodos contraceptivos”, diz Thalita. “Além disso, uma vez iniciada a vida sexual, a menina deve ter acompanhamento médico anual para realizar seus exames de rotina”.

Entretanto, temos que esclarecer mais um mito: o seu corpo não vai mudar após sua primeira relação sexual. “A virgindade é algo cultural, uma vez que o hímen é apenas uma membrana que é um resquício embrionário, sem qualquer função. Então, não há qualquer mudança no corpo após iniciar a vida sexual, apenas a ruptura dessa membrana. No entanto, as precauções para manter o corpo saudável, livre de IST’s e uma gestação indesejada, tornam-se imprescindíveis”, alerta a médica. Se cuide!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!