O que é herpes? Conheça os tipos e como
se proteger

O herpes é uma infecção viral que causa lesões na pele e pode se manifestar tanto na boca quanto na região genital. O Tarja Rosa te explica como se proteger!

Apesar de ser bastante conhecido, o herpes ainda levanta muitas dúvidas. O que é? Quais os tipos? Como transmite? Para responder essas e outras perguntas, conversamos com a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich, para esclarecer as principais questões. “O herpes é uma infecção viral que causa lesões na pele. Existem alguns subtipos de vírus do herpes que causam lesões em diferentes partes do corpo”, explica.

Não existe só uma maneira dele se manifestar, depende do tipo. “O tipo I causa lesões nos lábios e na boca – e sua transmissão ocorre por gotículas de saliva, objetos contaminados e beijos. Já o tipo II causa lesões na região genital e é sexualmente transmissível. Em ambos os casos, uma vez contaminado o indivíduo aloja para sempre o vírus”, afirma Thalita.

Mas, vale reforçar que nem todas as pessoas contaminadas vão desenvolver lesões – essas ocorrem normalmente em pacientes imunodeprimidos, ou seja, com diabetes ou Aids por exemplo, ou até mesmo na vigência de qualquer outra infecção como gripe, resfriado, estresse e, no caso do herpes labial, muita exposição ao sol.

Agora que você já conhece os dois tipos de herpes, bucal e genital, é importante entender que eles não são a mesma coisa. “Por serem lesões causadas por agentes diferentes, não é possível evoluir de uma para a outra”, alerta Thalita.

Sempre é necessário relembrar que o herpes genital é transmitido através de relações sexuais desprotegidas e seus sintomas incluem desconforto, coceira, dor, bolhas e vermelhidão no local. O tratamento, segundo Thalita, é relativamente simples: “Primeiro, medidas higiênicas, ou seja, lavando e secando bem as lesões. Além disso, é importante o uso de medicamentos antivirais”, finaliza.

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados