O que é colposcopia? Para o que serve? Preciso fazer?

O exame não é tão conhecido quanto o papanicolau, mas pode ser complementar a ele. Então, nada de pânico! Vamos te explicar como ele é feito e para o que serve!

Você foi a sua ginecologista e ela pediu um exame de colposcopia? O nome é estranho mesmo, mas calma, não precisa se preocupar. A Dra. Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, explicou para que ele é complementar ao papanicolau, ou seja, também serve para verificar a existência de lesões na vagina e no colo do útero.

“Para realizar a colposcopia, a paciente fica em posição ginecológica e a médica coloca, inicialmente, ácido acético e, posteriormente, lugol na vagina e no colo do útero para verificar através de uma lente de aumento se há algum lugar com coloração diferente, o que seria sugestivo para uma lesão. Caso positivo, realiza-se uma biopsia no local”, explica Thalita.

Mas, não precisa se assustar com isso! A maioria das lesões detectáveis à colposcopia são tratáveis e previnem doenças. “Em casos de lesões mais avançadas, elas podem causar o câncer de colo de útero e vagina. Por isso, é importante manter os exames em dia”, ressalta a médica.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados