O corpo muda após a primeira relação sexual. Verdade ou mito?

Mito. Apesar dessa informação ser muito propagada, ela é falsa. Vem entender mais sobre!

Com certeza você já ouviu na escola ou de alguma amiga próxima que, após a primeira relação sexual, o corpo da garota muda – os seios crescem, por exemplo. Pois é, já vamos começar esclarecendo que isso é mito. O corpo não muda após a primeira relação sexual.

“A única alteração que acontece no corpo depois de perder a virgindade é, no caso das mulheres, o rompimento do hímen (membrana fina localizada na parte mais externa da vagina)”, explica Thalita Domenich, médica assistente da Santa Casa de São Paulo e mestre em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. E essa ação não muda em nada, no aspecto físico, no corpo da garota.

Leia também: O que é o hímen complacente?

Alguns adolescentes têm a sua primeira relação sexual na época da puberdade, quando naturalmente acontecem as mudanças no corpo. É daí que vem esse mito. “O corpo de uma garota iria passar pelas mesmas transformações, independente de já ter transado ou não”, esclarece Thalita.

O que você deve, de fato, se preocupar é em usar preservativo. A camisinha é extremamente necessária para evitar infecções sexualmente transmissíveis e uma gravidez indesejada, que pode ser evitada também com o uso do anticoncepcional. Converse antes com seu ginecologista para uma boa orientação e tire todas as suas dúvidas!

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados