Libido e período menstrual: qual a relação?

Fases diferentes do ciclo afetam o desejo sexual. Aqui, o Tarja te conta em quais momentos a libido fica mais alta!

A chegada da menstruação é, em geral, acompanhada por sintomas muito conhecidos, como cólicas, TPM e cansaço. É possível também que todos eles venham acompanhados de outro fator: o aumento da libido. Embora pareça muito diferente dos outros sintomas desagradáveis, o aumento da libido está diretamente relacionado com o ciclo menstrual.

O aumento do desejo sexual vem em dois momentos: antes da ovulação e durante a menstruação. Por outro lado, o momento da libido mais baixa será logo após a ovulação, quando começam os sintomas de TPM, explica a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich.

“Apesar do início da menstruação ser marcado pela baixa dos hormônios sexuais, o estrogênio e a progesterona, fase onde supostamente a libido estaria mais baixa, ocorre uma maior vascularização da região genital nesse momento – deixando a vulva e vagina mais sensíveis e aumentando a libido em algumas mulheres”, explica a médica. “Durante a ovulação também há um aumento geral da temperatura corporal, maior vasodilatação e é mais fácil se excitar”, completa.

Para quem sentir o desejo, não existe nenhum impedimento médico para as relações sexuais durante o período menstrual, viu? Lembre-se apenas que, assim como qualquer outra relação, é indispensável o uso de preservativos.

O prazer do sexo durante a menstruação vem ainda com um “bônus”, a possibilidade de aliviar os sintomas, como cólica e desconfortos, por conta da endorfina liberada durante o ato. E ah, se a preocupação for o contato com o sangue, vale investir no uso de discos menstruais, que coletam o sangue logo abaixo do útero, liberando o canal vaginal para a penetração e bloqueando qualquer vazamento!

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados