Já ouviu falar em medo de voltar a namorar?

Por conta do isolamento social, decorrente da pandemia, jovens de todo mundo estariam com receio de retomar a vida amorosa e sexual

A pandemia vai mudar a vida de todos para sempre. E, em especial, dos jovens ao redor do mundo. Eles ainda encaram as fortes consequências da Covid, a maioria delas decorrente do recomendado isolamento social.

Imagina como é para um jovem, naquele momento de grandes descobertas, ter que ficar em casa pelo bem de todos? Resilientes, eles seguem com a gente no mesmo barco, acertando, errando, mas também ficando mais tristes, ansiosos e sem saber muito o que fazer de agora em diante.

Um fenômeno que já vem sido estudado pelo mundo é o FODA (Fear of Dating Again), em português, o medo de namorar, de fazer encontros novamente. O termo foi criado pelo aplicativo de relacionamentos Hinge, em janeiro de 2021, e explica um desdobramento da volta à vida social, principalmente nos países do exterior, com a vacinação já adiantada, envolvendo aumento da ansiedade em multidões e um medo geral de socialização.

A condição já está sendo estudada e os resultados mostram que a duração do isolamento social tem deixado a todos menos hábeis de se envolver em relacionamentos,  com medo de sair de casa e de encontrar com outras pessoas, mesmo tomando todos os cuidados.

É importante que você, ginecologista, esteja atento e tenha essa conversa com a sua paciente no consultório. Reparou se ela está mais ansiosa? Como andam as ficadas e os beijos em tempos de pandemia? Ela está tomando os devidos cuidados? Aproveite a oportunidade para estreitar laços e dar informações verdadeiras. Você pode fazer a diferença.

Thiago Theodoro é formado pela UNESP e jornalista há 18 anos. Foi diretor de redação da CAPRICHO e é editor das plataformas digitais do Tarja Rosa.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados