Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Você sabia que, durante um ciclo menstrual, a mulher elimina de 5 a 80 ml de sangue? Essa é a média considerada normal e saudável. Mas mudanças podem ocorrer, em relação à quantidade de dias e ao volume. Você percebe a diferença pelo número de absorventes trocados, pelo tempo de esvaziamento do coletor menstrual ou ainda pela adaptação com a calcinha menstrual de diferentes frequências.

Para te auxiliar a descobrir qual é o seu fluxo mais constante, a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Dra. Thalita Domenich, listou algumas dicas para diferenciarmos o leve, moderado e intenso. Saber qual é o seu ajuda, inclusive, na hora de optar pelo melhor absorvente, calcinha ou coletor.

Fluxo leve:

    •    Nos dias de maior fluxo, a mulher consegue ficar facilmente por mais ou menos 4 horas com um absorvente externo ou 6 horas com um coletor menstrual – com a sensação de que poderia ficar ainda mais tempo sem se preocupar com vazamentos.

    •    O período menstrual dura até 3 ou 4 dias. A primeira metade com sangue vermelho e os dias restantes com sangramento marrom (como borra de café).

Fluxo moderado: 

    •    Assim como no anterior, nos dias de maior fluxo, a mulher consegue ficar pelo menos 4 horas com um absorvente externo, mas retirando-o ‘cheio’, ou 6 horas com um coletor menstrual – já tendo metade da sua capacidade ocupada.

    •    Em média, seu período menstrual dura entre 4 a 6 dias. Em ocasiões de fluxo mais intenso, ele aparece bem vermelho e, às vezes, com alguns coágulos. No final do ciclo, ele vai ficando cada vez mais fraco.

Fluxo intenso:

    •    Quase todos os dias são de grande fluxo.

    •    A menina sente a necessidade de utilizar absorvente noturno ou coletores maiores durante todo o dia – e, ainda assim, pode haver vazamentos. 

    •    Um absorvente externo dura, aproximadamente, 3 horas e o coletor pode ocupar toda sua capacidade em até 4 horas. 

    •    Muitas vezes, para evitar vazamentos, há necessidade de usar dois tipos de protetores menstruais simultaneamente (um interno e outro externo, por exemplo).

    •    O período menstrual dura mais de 6 dias.

Por fim, a Dra. Thalita Domenich ainda ressalta que o uso de anticoncepcional pode alterar o tipo de fluxo padrão. “Em geral os contraceptivos hormonais diminuem a intensidade e melhoram as cólicas, auxiliando as meninas com maiores fluxos”, explica a especialista. Converse com o seu ginecologista!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados