Existe relação entre anemia e menstruação?

A anemia pode ter diversas origens e, entre seus sintomas, estão falta de apetite, palidez e sonolência. O seu fluxo menstrual aumentou durante a menstruação? Entenda se existe relação!

O seu fluxo menstrual é muito intenso? Se a resposta for sim, você ou alguma amiga já deve ter se questionado sobre a perda de sangue durante o ciclo, né? E logo associamos a perda de sangue à anemia! Mas não é bem assim! 

Para começar a entender se existe ou não relação entre os dois, vale explicar primeiro que a anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Ela pode ter diversas origens! 

E perdemos hemoglobina na menstruação? Pode se dizer que sim, mas com hábitos de vida saudáveis e uma alimentação balanceada, isso não é uma preocupação. “A anemia pode estar relacionada à menstruação se ela for a do tipo ferropriva, isto é, por falta de ferro. Com o sangue perdido a cada mês durante a menstruação, o ferro dos glóbulos vermelhos diminui naturalmente. Se você não repor o ferro perdido, isso pode acarretar anemia”, explica médica e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich.

Alguns sintomas de anemia são palidez na pele, apatia, cansaço generalizado, falta de apetite, sonolência e tontura. “Se você tiver algum desses sintomas e se o sangramento menstrual estiver aumentando, vale consultar um médico para investigar se há ou não relação entre os dois”, indica Thalita.

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados