Espinhas antes de menstruar: vai ser pra sempre assim?

Não tem mistério: a maioria das meninas sofrem com a acne em algum momento do seu ciclo menstrual. Mas será que vai ser sempre assim? Aqui, te contamos!

Para inúmeras meninas, as espinhas estão presentes antes e durante a menstruação ­– e isso não é nenhuma novidade. Geralmente, isso acontece por conta das possíveis oscilações hormonais mensais que acontecem ao longo do ciclo menstrual e podem implicar no surgimento de acne.

“A alteração hormonal que ocorre na fase pré-menstrual leva ao aumento da oleosidade da pele e, por consequência, o surgimento da acne e suas espinhas”, explica Dra. Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa. 

Na prática, podemos dizer que a chegada da menstruação é caracterizada pela influência dos hormônios, o que leva a oscilações em todo o corpo. Em relação a idade, e se essa tendência tende a diminuir após a adolescência, a médica explica que existe uma melhora, mas as espinhas sempre surgirão durante essa fase do ciclo.  

O método de contracepção, hormonal ou não, também pode mexer com o corpo durante este período. Algumas pílulas, inclusive, são usadas para promover uma melhora contra as acnes. “Anticoncepcionais, principalmente, aqueles com ação antiandrogênica, que diminuem a testosterona, apresentam um ótimo efeito sobre as espinhas”, explica Thalita.

Entenda o que acontece no seu corpo

Na semana anterior ao início do ciclo, a sua pele produz mais sebo, o que ocorre por conta de uma alteração no equilíbrio hormonal. Também na semana que antecede à menstruação, os níveis de progesterona diminuem.

Já na primeira metade do ciclo menstrual, o hormônio predominante é o estrogênio. E, por fim, no meio do ciclo, os níveis de estrogênio caem e a progesterona começa a prevalecer. Isso significa que os níveis de testosterona se mantêm relativamente mais predominantes em relação ao nível de estrogênio – sendo a testosterona quem controla a produção de sebo.

Próxima ou não do início da menstruação, você pode optar por sabonetes específicos para o combate a espinhas e conversar com sua ginecologista para encontrar uma boa solução para você ­– com adotar uma pílula anticoncepcional.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja ?

Relacionados