É normal sentir cólica fora do período menstrual?

As clássicas dores da cólica aparecem, geralmente, alguns dias antes da menstruação, mas podem surgir no meio do ciclo menstrual também, viu? Se esse é o seu caso, fique tranquila e entenda o porquê!

As cólicas podem interferir na disposição e no humor de muitas garotas, que sofrem com dores e incômodos na região do abdômen. Durante o ciclo menstrual, o útero se prepara para fecundar e, quando isso não acontece, ele descarta o que havia preparado. É aí que, então, o endométrio – revestimento do útero – descama, causando as clássicas dores. Mas, e quando a cólica aparece fora desse período?

Calma, fica tranquila! Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, esclareceu que algumas mulheres sentem essas dores também no meio do ciclo menstrual. “Isso acontece pois ocorre a ovulação com a ruptura do folículo para a saída do óvulo e, muitas vezes, gera um pequeno sangramento no local e que também pode ocasionar dor”, explica.

Se você estiver sentido muito desconforto, procure seu ginecologista para que ele investigue e trate os sintomas adequadamente. Em alguns casos, o uso do contraceptivo pode ajudar. “Se a dor for persistente e durar vários dias, visite seu médico para que ele possa analisar melhor o seu caso, assim como indicar um tratamento”, alerta Thalita.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados