É normal sentir cólica depois da relação sexual?

Você já teve um incomodo após transar e ficou se perguntando se estava tudo bem com seu corpo? O Tarja Rosa esclarece essa questão!

Se você já sentiu um desconforto após ter uma relação sexual e ficou preocupada, a gente te tranquiliza! É normal! Algumas meninas sentem um incomodo depois da penetração – a sensação chega a ser parecida com uma leve cólica. “É comum, principalmente após o orgasmo, já que ele libera a ocitocina (chamado ‘hormônio do prazer’), que leva a uma contração do útero”, explica Thalita Domenich, médica assistente da Santa Casa de São Paulo e mestre em tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Esse desconforto, em geral, é rápido, não acontece sempre e nem se restringe ao ato sexual. “Agora, se a menina sentir dores fortes e constantes durante ou após a relação sexual, o melhor é procurar um médico. Ele pode estar relacionado a alguma doença, como infecções genitais, lesões no colo do útero ou até endometriose”, alerta Thalita.

Ou seja, uma leve cólica após a relação sexual é comum, mas não pode ser persistente e nem forte, tá? Se isso acontecer, procure um médico para acompanhar o seu caso.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!