É normal menstruar mais de uma vez no mês?

Você já deve ter se perguntado se é normal menstruar mais de uma vez ao mês, não é? A resposta: depende!

Muitas meninas têm essa dúvida: afinal, é normal menstruar mais de uma vez no mês? “Se o ciclo menstrual for mais curto pode ser que a menstruação venha tanto no início quanto ao final do mês, e aí isso será normal”, explica a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich. Mas, se esse não for o seu caso, deve-se investigar o motivo por trás de dois ou mais sangramentos. 

Thalita ainda reforça que menstruar mais de uma vez no mês pode ser comum logo após a menarca, ou seja, a primeira menstruação, ou até mesmo dois anos após já que é uma fase de muitas irregularidades e mudanças recorrentes no espaçamento. 

Em relação às causas, a ginecologista diz que podem ser tanto hormonais como emocionais: “Alterações na tireoide, endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou doenças uterinas que aumentam sangramento, como miomas, pólipos, adenomiose, podem causar isso”, diz. O estresse, a ansiedade e até mesmo o esquecimento do anticoncepcional também pode causar sangramentos. 

A solução e o tratamento dependerão do diagnóstico exato e, por isso, a importância de estar atenta aos ciclos e procurar um ginecologista ao notar mudanças. “Quando essas alterações forem persistentes por três ou mais meses é necessário acompanhamento”, aconselha a médica.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados