É fake: chá de canela não ajuda descer a menstruação

Chás, receitas, simpatias… Sempre nos deparamos com algo novo, diferente, que resolve aquele probleminha num instante. Pois bem, sempre desconfie dessas informações, principalmente quando se trata do seu corpo e de sua saúde, ok? 

Apesar de ser popularmente conhecido que o chá de canela, quando consumido em grandes quantidades, pode estimular a menstruação, não há evidências científicas que demonstrem o real impacto da canela no funcionamento dos ciclos. Aliás, a crença estimula uma ideia de que o chá pode até mesmo ser abortivo – o que nenhuma pesquisa também jamais comprovou. 

“Os estudos realizados até o momento apenas mostram que o chá de canela pode ser eficientemente utilizado com o objetivo de aliviar as cólicas menstruais e de reduzir o fluxo”, explica a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Dra. Thalita Domenich. 

Se existem ou não alimentos que podem atrasar ou intensificar a menstruação, a médica explica que não há pesquisas que comprovam uma grande interferência nos ciclos ou, muito menos, as consequências abortivas. “Mas devemos lembrar que todos os alimentos ingeridos em excesso causam certas sobrecargas no organismo”, complementa Thalita. 

 Sua melhor fonte de informação não é o Google, não. Está com dúvidas sobre seu ciclo menstrual? Marque uma consulta com seu ginecologista, ele vai responder suas perguntas e indicar o melhor tratamento, caso você precise. Se cuide!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados