Você já ouviu falar por aí em ovário policístico, né? Tem-se falado cada vez mais sobre o assunto e nem tudo que se diz por aí é verdade. “A Síndrome do Ovário Polícístico é uma doença endocrinológica que causa alterações hormonais”, explicou Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.
Essas alterações hormonais podem dificultar a ovulação, formando assim cistos na periferia dos ovários. Consequentemente, a menstruação pode ficar irregular e a pele pode sofrer alterações, como o aumento da oleosidade.
Adolescentes podem ter? É comum?
Sim, qualquer garota em idade reprodutiva pode ter a SOP. No entanto, é importante diferenciar a irregularidade menstrual comum e a acne mais presente na adolescência dessa síndrome.
O que a SOP causa no corpo?
“Principalmente, dificuldade na ovulação”, explica Thalita. “Também há alteração no metabolismo da glicose e da insulina, dificultando a mulher de emagrecer, o que pode levar em alguns casos a obesidade e ao aumento do colesterol”.
Existe tratamento? O que fazer?
Fazer atividade física regularmente é muito importante! Exercícios têm impacto direto no metabolismo da glicemia e da insulina. “O tratamento mais efetivo com bons resultados é a utilização de contraceptivos com progestagênio antiandrogênico para melhora da pele e diminuição dos cistos no ovário. Para isso, o tratamento deve sempre ser acompanhado por um ginecologista”, alerta Thalita.