É comum ter ovários policísticos na adolescência?

Você já ouviu falar por aí em ovário policístico, né? Tem-se falado cada vez mais sobre o assunto e nem tudo que se diz por aí é verdade. “A Síndrome do Ovário Polícístico é uma doença endocrinológica que causa alterações hormonais”, explicou Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Essas alterações hormonais podem dificultar a ovulação, formando assim cistos na periferia dos ovários. Consequentemente, a menstruação pode ficar irregular e a pele pode sofrer alterações, como o aumento da oleosidade.

Adolescentes podem ter? É comum?

Sim, qualquer garota em idade reprodutiva pode ter a SOP. No entanto, é importante diferenciar a irregularidade menstrual comum e a acne mais presente na adolescência dessa síndrome.

O que a SOP causa no corpo?

“Principalmente, dificuldade na ovulação”, explica Thalita. “Também há alteração no metabolismo da glicose e da insulina, dificultando a mulher de emagrecer, o que pode levar em alguns casos a obesidade e ao aumento do colesterol”.

Existe tratamento? O que fazer? 

Fazer atividade física regularmente é muito importante! Exercícios têm impacto direto no metabolismo da glicemia e da insulina. “O tratamento mais efetivo com bons resultados é a utilização de contraceptivos com progestagênio antiandrogênico para melhora da pele e diminuição dos cistos no ovário. Para isso, o tratamento deve sempre ser acompanhado por um ginecologista”, alerta Thalita.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!