Dores nos seios: quando devo me preocupar?

Às vezes, o incômodo nos seios não aparece apenas na TPM, viu? Entenda quando procurar um médico e o que pode ser

Além das cólicas, um dos sintomas clássicos da tensão pré-menstrual, a nossa já conhecida TPM, são as dores na região dos seios. Mas, e quando o incômodo surge em dias diferentes do ciclo menstrual? Pode acontecer – e é normal!

“Geralmente, a dor nos seios aparece por alterações hormonais da segunda fase do ciclo menstrual, ou seja, após a ovulação”, explica Dra. Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa. É também essa mudança que faz com que os seios fiquem inchados. “Mas a dor, às vezes, também pode surgir após um trauma no local, pois os seios são bastante sensíveis”, diz.

A médica alerta que a preocupação deve surgir quando a dor acontecer em apenas um dos lados do peito ou quando apresentar alguma nodulação palpável. Sentiu um caroço diferente? É hora de marcar uma consulta!

Em casos bem raros, a dor pode indicar algo mais grave. “Não é comum o câncer de mama, por exemplo, ser dolorido, mas pode acontecer”, explica a médica. Se perceber uma dor diferente ou até mesmo um nódulo, converse com seu ginecologista para que ele possa diagnosticar através de exames e, se necessário, tratar adequadamente.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados