Dor nas costas e ciclo menstrual: qual a relação?

Já parou para pensar se aquela dor nas costas pode ser um sintoma da TPM? Sim, existe essa relação! Saiba reconhecer o incômodo e como aliviá-lo!

Cólicas, mudanças de humor, irritabilidade e cansaço já são sintomas muito conhecidos da TPM. Basta aparecerem em conjunto e a relação com o período do ciclo menstrual já é imediata. O que muitas garotas ainda não sabem é que a dor nas costas também faz parte do grupo de sintomas comuns neste momento. 

De acordo com a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich, isso acontece porque a inervação, ou seja, a distribuição de fibras nervosas e de suas ramificações, do útero na região lombar é a mesma, podendo ocorrer uma dor reflexa nas costas quando se dão as contrações uterinas. 

Para combater as dores, o caminho é bem parecido com o dos demais sintomas da TPM: exercícios físicos e respeito ao corpo – entendendo suas limitações e o que garante mais conforto. Caso as dores apareçam também durante o período menstrual, o coletor ou disco menstrual podem ser aliados importantes para manter os exercícios em dia. 

Apesar de comuns, Thalita reforça a importância de ficar de olho em dores muito fortes e, caso elas se tornem constantes, a recomendação é buscar um médico e entender a necessidade de incluir anti-inflamatórios ou até mesmo o anticoncepcional na rotina.

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados