Dermatite na virilha: por que ela acontece?

A dermatite na virilha é uma condição inflamatória ou infecciosa da pele na região do órgão genital. Há mais de uma causa, sendo a micose uma das mais comuns. Neste caso, ela também pode ser desenvolvida por diferentes fungos, sendo o Trichophyton rubrum o principal deles. 

A ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Dra. Thalita Domenich, tranquiliza a respeito do microorganismo que, graças ao sistema imunológico, por si só, não oferece problemas à saúde, mas alerta sobre o possível risco de infecção através de fatores externos como: calor, umidade e a ausência de luz que favorecem a proliferação do fungo. 

“Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas a região da virilha é uma das mais afetadas, por estar coberta na maior parte do tempo”, esclarece. 

Outras causas de dermatite citadas pela especialista são: o processo inflamatório decorrente de atrito frequente entre ambas coxas ou da região com o elástico da calcinha, e também os casos de dermatite atópica, que são ocasionados pelo contato da pele com o próprio suor. 

Como tratar? A Dra. Thalita Domenich ressalta que irá depender do tipo de dermatite, podendo ser necessário o uso de cremes antifúngicos ou anti-histamínicos, mas medidas diárias podem fazer a diferença, como dormir sem calcinha e não usar protetor todos os dias. “Ambas as dicas ajudam a diminuir os sintomas e as lesões”, explica. 

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados