Para cessar todas as especulações desse universo que às vezes pode parecer tão complexo, o Tarja Rosa conversou com a ginecologista e consultora Dra. Thalita Domenich!
A especialista explica que, já na primeira cartela, a pílula bloqueia sua ovulação e impede uma gestação indesejada: “Como é uma medicação nova para o organismo, algumas meninas podem sentir alterações discretas como dores nas mamas, enjoo ou escapes (sangramento durante o uso da cartela). Normalmente, esses desaparecem após três meses do uso da pílula, o que é considerado um período de adaptação”, diz.
E depois de quanto tempo estou oficialmente protegida?
Isso depende da data de início do uso da pílula! Em geral, quando começa no primeiro dia da menstruação, a maioria dos contraceptivos têm em bula que o efeito é imediato. No entanto, a Dra. Thalita alerta que: “quando ocorre o uso diário errado ou concomitante com algumas medicações que possam interagir no seu efeito ou até mesmo outras condições que nos façam acreditar que houve falha, o tempo recomendado de uso para ter certeza que houve um bloqueio da ovulação é de sete dias”.
Por esse motivo, a orientação médica predominante costuma ser de a menina está protegida pelo menos uma semana após o início da cartela, caso tenha começado a pílula após a menstruação. Mas o ideal é que você converse com o seu ginecologista sobre o assunto!