Cólica menstrual: como aliviar as dores?

Levanta a mão se você já sofreu com cólicas dolorosas no período menstrual! A verdade é que elas podem não aparecer com frequência, podem ficar “sumidas” por alguns ciclos menstruais, mas estão ali! E sempre podem chegar de forma arrebatadora, nos deixando com uma única vontade: passar o dia na cama.

Dores na região inferior do abdômen, as cólicas menstruais são causadas por contrações uterinas intensas que podem acontecer no período que antecede a menstruação ou até os dois primeiros dias do ciclo. Elas são comuns nas mulheres em idade fértil e aparecem em intensidades variáveis.

Leve ou não, as cólicas nunca passam despercebidas, então, para te ajudar a diminuir o incômodo, listamos nove dicas junto com a ginecologista Thalita Domenich – também consultora do Tarja Rosa.

Ah, mas antes de tudo, a médica alerta que se a dor for intensa e persistente, deve ser investigada e tratada pelo ginecologista.

Bolsa de água quente

O calor provocado pela bolsa estimula a irrigação sanguínea e, consequentemente, relaxa a musculatura, amenizando o impacto das contrações.

Acupuntura

O método que usa agulhas em pontos estratégicos do corpo auxilia na liberação de endorfina, o que reduz o incômodo causado pela dor abdominal.

Massagens

Para aliviar a tensão, faça movimentos suaves no abdômen. Isto alivia a pressão muscular e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a dor.

Evite estresse

O estresse pode aumentar a intensidade da cólica e suas dores. Portanto, se possível, evite situações que causem estresse, ansiedade ou nervosismo.

Chás

Consumir chás de erva-cidreira, hortelã e canela são aliados no combate às dores da cólica. Eles têm propriedades calmantes que ajudam no alívio e proporcionam o bem-estar.

Dieta saudável

Fuja de alimentos embutidos, gorduras, frituras e bebidas com cafeína (café, chá-preto e refrigerante). Já alimentos com ômega-3, ou seja, com propriedades anti-inflamatórias, são aliados para evitar a cólica menstrual. Salmão, atum e linhaça são ótimos!

Pratique exercícios

Exercícios físicos e alongamento ajudam a soltar os músculos e aliviam a dor.

Descanse

Durante a menstruação é normal que aumente a sensação de fadiga, por isso é importante ter momentos de relaxamento e descanso.

Medicamentos

Algumas vitaminas, anti-inflamatórios e anticoncepcionais melhoram a cólica menstrual. Mas atenção: estes devem ser prescritos pelo seu médico.

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