Ciclo menstrual: como funciona e quais são as suas fases

Ciclo menstrual: como funciona e quais são as suas fases
Foto: iStock

O Tarja Rosa vai te explica direitinho as quatro etapas da sua menstruação. Vem cá!

Entender o funcionamento do seu próprio corpo é fundamental para que você possa interpretar os sinais que ele está lhe dando – e que vão ter impacto direto na sua saúde. Com o ciclo menstrual, esse ritual tão importante do corpo feminino, não ia ser diferente. Você sabe quais são as suas fases e o que acontece em cada uma delas? Conversamos com Eliano Pellini, ginecologista e chefe do setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC, para entender tudo direitinho.

Podemos dividir todo o ciclo menstrual de uma mulher em quatro fases: “a pré-ovulatória, ovulatória, pós-ovulatória e menstrual”, explica Eliano. Em termos hormonais, a primeira fase será a proliferativa e a segunda fase a secretora. O estrogênio, que é o hormônio feminino, faz o endométrio crescer – daí o nome proliferativa – e a progesterona faz o endométrio secretar.

Na pós-ovulatória, a progesterona cai e, no período final do ciclo, não havendo gravidez o endométrio é inflamado e eliminado na forma de menstruação, naturalmente e mensalmente.

Ah, vale lembrar que o ciclo menstrual não são apenas os dias da menstruação, de fato. Ele é bem maior que isso! A média, entre as garotas, são de 3 a 5 dias de sangramento – esse seria o período apenas da menstruação dentro de um ciclo de 28 a 30 dias.

Depois que o óvulo estiver fecundado, os hormônios também preparam o endométrio para recebe-lo em uma gravidez. “A menstruação, então, significa o final de um processo. No caso, um processo falho.  Não houve fecundação, então não houve gravidez e o endométrio foi descamado e eliminado através de um processo chamado inflamação endometrial, ou seja, a menstruação”, diz o ginecologista.

Uma garota comum, que não faz o uso de contraceptivos hormonais, tem três componentes em seu corpo que agem sobre os ovários, produzindo os hormônios femininos. O hipotalâmico, que produz liberadores de FSH e LH; o hipofisário, que libera o folículo estimulante FSH e o luteinizante, que libera o LH. Alô aula de biologia! Parece difícil, né? Mas entenda que toda essa combinação de hormônios tem como objetivo preparar um óvulo fértil. Geralmente, ele surge de 2 a 15 dias após a menstruação para que sele seja fecundado no caso de uma atividade sexual.

Dessa forma, a menstruação é um belo espelho de como está a sua saúde hormonal. Apesar de muitas garotas terem esses dias como sofridos – por conta de cólicas, por exemplo – ele é bastante funcional nesse sentido. Se você notar qualquer diferença no seu ciclo, ou até mesmo um incômodo, é importante consultar o seu médico e checar se está tudo correto, ok?

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados

Fluxo leve, médio ou intenso: você sabe qual é o seu?

Ao acompanhar a sua menstruação, o mais importante não é quantificar, mas sim observar alterações em seu padrão habitual.

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional estou protegida?

“Comecei a tomar a pílula, como ela funciona a curto prazo em meu corpo?” – Essa é uma dúvida bem frequente entre as meninas que iniciariam o anticoncepcional

Como evitar candidíase no verão?

Saiba mais sobre a prevenção, tratamento e como reconhecer os sintomas da candidíase, infecção ainda mais comum durante o verão

Cólica menstrual: como aliviar as dores?

As cólicas menstruais fazem parte do ciclo de quase toda garota. Veja 9 dicas para te ajudar a diminuir esse incômodo quando ele aparecer!