Tarja Rosa

Ciclo desregulado: o emocional pode afetar a menstruação?

Ciclo desregulado

Foto: iStock

O estresse e a ansiedade, principalmente neste momento que estamos vivendo, podem desregular seu ciclo

Todas nós estamos passando por um momento complicado. O isolamento social devido à pandemia do coronavírus causou grandes mudanças nas rotinas diárias. Isso, somado a ansiedade gerada por conta da doença e dos protocolos impostos, pode causar uma série de sintomas psicológicos e até mesmo físicos. Mas, o que isso tem a ver com a menstruação?

“O estresse faz liberar em nosso corpo diversos hormônios que interagem com o ciclo hormonal. A menstruação, assim, pode atrasar, ser interrompida ou acontecer até dias antes do previsto”, explica Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa. “Já quem usa anticoncepcional pode perceber sangramentos no meio do ciclo”.

Thalita afirma que esse fenômeno é uma forma do nosso corpo se proteger: “Quando estamos em um estado de estresse, o organismo dá prioridade a nossa segurança e deixa de lado outras funções, como a ovulação por exemplo”.

Aqui no Tarja Rosa já falamos sobre os fatores que podem interferir no ciclo menstrual (veja: Quantos dias é normal a menstruação atrasar?) – e um deles é o emocional. “Dieta, sono e prática de exercícios também afetam o ciclo menstrual. Portanto, com todos esses hábitos sofrendo mudanças, é comum a menstruação ficar desregulada também), diz Thalita.

É claro que outros fatores podem ser responsáveis por um ciclo desregulado, como gravidez, problemas de tireoide e síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. Mas, em meio a uma pandemia, não se preocupe caso a sua menstruação não esteja regular – afinal, o emocional pode ser o responsável por isso.

Se a irregularidade menstrual persistir por mais de três meses, procure seu ginecologista para investigar o que está acontecendo.