Chocolate dá espinha e aumenta a acne?

Se a gente já come chocolate em dias normais, imagine na Páscoa, não é mesmo? É bombom pra cá, ovo pra lá… E a dúvida continua sempre a mesma: afinal, chocolate dá espinha? Melhora a TPM? Piora a cólica? Bom, para esclarecer de uma vez por todas os mitos que envolvem o doce, a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Dra. Thalita Domenich, explicou o que acontece em nosso corpo quando ingerimos chocolate.

“Por ser muito rico em gorduras, o chocolate favorece a produção de sebo que, em grande quantidade, dá origem às espinhas”, explica Thalita. Ok, ponto negativo para o doce! Já sobre o fato dessa delícia (Hmmm) aumentar a cólica, a médica garante que não existem estudos que comprovem relação entre o chocolate e a cólica menstrual.

Mas, se você sente mais vontade de comer chocolate na TPM, saiba que isso é bem comum – e faz sentido. Como já falamos aqui no Tarja, a alteração hormonal da menstruação afeta o funcionamento de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem- estar e prazer. O chocolate, por exemplo, contém o aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina – que traz a sensação gostosa de bem-estar. É por isso que você se sente tão bem depois de comer um chocolatinho.

Pontos negativos de um lado, positivos do outro… A saída é sempre o equilíbrio. “O causador do problema é sempre o excesso. O segredo, então, é sempre ter uma alimentação balanceada”, alerta Thalita.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados