Camisinha: use no carnaval, use sempre

Os dias são de muita festa e agito, mas não esqueça a camisinha. É ela quem irá te proteger das infecções sexualmente transmissíveis!

É no Carnaval que todos os anos se acende o alerta contra as ISTs. Apesar da proteção ser necessária em qualquer período, os dias de curtição chegam com atenção redobrada às infecções sexualmente transmissíveis. É nesse período que o Ministério da Saúde reforça o uso de preservativos nas relações sexuais. Em 2019, foram 12 milhões de preservativos masculinos distribuídos gratuitamente em diversos pontos do Brasil durante o feriado.

Entre as ISTs mais comuns, estão a Clamídia, causada pela bactéria Clamídia trachomatis e com sintomas como são corrimento amarelado ou sangramento genital; a Gonorreia causada por uma bactéria que causa secreção purulenta tanto no homem quanto na mulher e ardor ao urinar; a Sífilis que dá origem a uma espécie de ferida na região genital; a AIDS causada pelo vírus HIV que se incorpora nas células e atua no sistema imunológico; e o HPV, principal causa de câncer de colo de útero. Todas elas são facilmente evitadas através da prevenção durante a relação sexual.

O uso do preservativo (inclusive no sexo oral) é a maneira mais segura e eficaz de manter sua saúde em dia. Tenha sempre uma camisinha na bolsa – seja ela masculina ou feminina. Percebeu algo de diferente no seu corpo? Procure seu ginecologista!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados