Ardência ao urinar? Saiba os motivos que podem causar

A dor ou ardência ao urinar pode ter várias causas: infecções, machucadinhos ou até um produto diferente que você usou na região íntima. Outra dificuldade é entender exatamente onde está o desconforto, já que a vulva, a vagina e o canal urinário estão muito próximos. 

“Às vezes, a paciente não consegue diferenciar onde está a ardência – se é no canal do xixi ou a urina, que ao pingar próximo à vulva, faz arder. Isso é um fator de confusão recorrente”, afirma a Dra. Carolina de Souza Alves dos Santos, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Quando a origem é infecciosa, vírus, bactérias ou protozoários são os grandes responsáveis. A Candidíase, causada por fungo, é uma das doenças mais comuns. Dentre os motivos externos, temos vários, desde a utilização de produto inadequado na região íntima até a relação sexual. “Isso ocorre porque o clitóris, o canal da uretra e os pequenos lábios são vizinhos. O clitóris fica praticamente em cima da uretra, que é muito perto da parte superior da entrada da vagina. Ou seja, a relação sexual pode levar a um machucado pequeno e, na hora que a urina encosta, arde”, explica Carolina.

Esses casos são diferentes da infecção urinária que, segundo a médica: “Vem de dentro, quando a urina e a bexiga estão contaminadas”. O processo infeccioso pode ser por conta de bactérias ou fungos. 

Sentiu algum incômodo ao urinar? Procure seu ginecologista, ele vai investigar a causa e te indicar o melhor tratamento. Se cuide!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados