Anticoncepcional de uso contínuo: como funciona?

Com o anticoncepcional de uso contínuo, a menstruação é bloqueada. Saiba aqui mais detalhes desse método que ainda gera muitas dúvidas!

Antes de explicar sobre o anticoncepcional de uso contínuo, vale entender que as pílulas são medicamentos à base de estrogênio e progesterona, ou apenas progesterona. Ao ingerir esses hormônios, os níveis destes ficam mais altos do que o normal durante o ciclo menstrual. A alteração hormonal, então, evita fenômenos naturais do corpo que beneficiam uma gravidez, reduzindo a chance de gestação. Os anticoncepcionais de uso contínuo, por sua vez, são pílulas que interrompem a menstruação!

Para saber mais sobre este método contraceptivo, o Tarja Rosa convidou a ginecologista Dra. Thalita Domenich para esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema!

Com o uso contínuo, toda menina para de menstruar?

“Sim, ao optar por essa pílula, a mulher não menstrua mais. Porém, é comum alguns escapes menstruais no mês. Aqueles sangramentos no meio da cartela, sabe?”

Para quem é indicado?

“O medicamento é indicado para qualquer menina que deseja parar de menstruar. No entanto, para pacientes com doenças como miomatose, endometriose e TPM este pode ser ainda mais benéfico”.

Existem efeitos colaterais no corpo?

“Isso dependerá de respostas individuais do organismo de cada mulher. Pílulas que contém maior quantidade de hormônios tem uma tendência a apresentar alguns efeitos, sim, como náuseas, diminuição da libido, e retenção de líquido”.

Prejudica a fertilidade?

“Não! Independentemente do tipo de pílula anticoncepcional utilizada ou da duração do tratamento, após interromper o uso do medicamento, a mulher pode engravidar. O uso contínuo de pílulas anticoncepcionais tem a capacidade de interromper a ovulação por um período de tempo, mas quando a paciente para de usar, o processo é reversível”.

Se você deseja saber mais sobre o método contraceptivo, ou dar início ao uso de um, marque uma consulta com seu ginecologista. É ele quem vai analisar o seu caso e indicar o melhor para o seu corpo!

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados