Ainda não menstruei, e agora? Entenda até quando pode vir a primeira menstruação

A chegada da primeira menstruação, também conhecida como menarca, costuma acontecer até os 15 anos – mas cada corpo é único! 


Com a chegada da pré-adolescência e a convivência com amigas, que muitas vezes já menstruaram, começamos a nos perguntar quando será a nossa vez – e se há algo de errado com o nosso. “Será que vou ser a última!?” A sensação de demora e de “estar atrasada” toma conta dos pensamentos e algumas neuras começam. Nós te entendemos, mas calma! 

Sabemos que essa fase vem acompanhada de de inseguranças (não que em outras épocas da vida elas não existam), mas para te tranquilizar, o Tarja Rosa conversa com a ginecologista e consultora, Thalita Domenich, que esclareceu as principais dúvidas sobre o tema. 

“A ideia médica para a primeira menstruação, que chamamos de menarca, costuma ser dos 12 aos 13 anos, mas ela está muito ligada a genética da família e alimentação. Em geral, o primeiro ciclo chega até os 15 anos”, diz a médica. Então, nada de se preocupar até lá, ok? 

“O importante é não se sentir insegura por ser a primeira ou a última. Muitas meninas menstruam a partir dos 10 ou 11 anos, e não há nada de “anormal” ou estranho com a chegada da menarca nessa idade também. Lembre-se, cada pessoa tem o seu ritmo”, acrescenta Thalita. 


Não precisa ficar ansiosa com isso! Inclusive, muitas vezes uma conversa com uma ginecologista pode te ajudar a entender mais sobre a menstruação, que é algo natural do nosso corpo. Se cuida!

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados