Afinal, quanto tempo a menstruação pode atrasar?

Toda menina já passou pela angústia da menstruação atrasada! Ai, e agora? Será que eu estou grávida? Mas eu sou virgem, será que é possível? Nessa hora, as dúvidas mais loucas (e improváveis) surgem e não há quem as tire da cabeça, né? 

A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, a Figo, fez uma revisão sobre os padrões de sangramento em 2018. O documento diz que é normal a menstruação atrasar até nove dias. Ou seja, esse número é uma estimativa dentro do esperado. Um atraso que pode ser comum em relação ao padrão de fluxo e intervalo de meninas e mulheres. 

Tarja Rosa, me explica? Claro! “Por exemplo, se há um padrão menstrual de 26 dias, pode ocorrer um atraso de mais nove dias sendo considerado normal, indo até o 35º dia sem menstruar. A partir do 36º já deixa de ser comum e o motivo deve ser investigado”, explica a Dra. Carolina de Souza Alves dos Santos, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Existe também um padrão entre as mulheres no qual é natural que a menstruação atrase ou adiante quatro dias. Isso é algo rotineiro e frequente, pode ficar tranquila! “É comum que a paciente tenha um ciclo de 27 dias em um mês e nos seguintes de 26, 27, 28 ou 25”, exemplifica a médica.

Mas lembre-se, o tempo limite considerado natural é de nove dias. Após esse período, deve-se procurar um ginecologista para saber a causa!

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados