Afinal, período fértil tem sintomas?

Será que dá para saber quando estamos no período fértil? Se o seu ciclo menstrual for regular, a reposta é: sim! Aprenda aqui como identificar!

Poucas meninas sabem, mas é possível, sim, saber quando estamos no período fértil! A identificação se dá através dos dias da menstruação e dos sintomas que aparecem nessa fase do mês, entre eles o aumento da secreção vaginal, da libido e da temperatura corporal.

“O ciclo fértil ocorre dois dias antes, no dia e dois dias após a ovulação – que acontece 14 dias antes da próxima menstruação. Dessa forma, se a fase menstrual for de 28 dias, a ovulação será 14 dias após o dia 1 e o período fértil irá acontecer do dia 12 ao dia 16. Se for um ciclo menstrual de 30 dias, a ovulação será 16 dias após o começo da menstruação e o período fértil do dia 14 ao dia 18”, explica a médica e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich.

O controle sobre o período fértil é muito usado por mulheres que estão tentando engravidar. Agora, para quem não deseja uma gestação no momento, o indicado é optar por um método contraceptivo, que não inclua somente a observação do ciclo. Ou seja, nada de depender apenas da “tabelinha”, viu?

 O Tarja reuniu os cinco sintomas mais comuns de serem observados durante o período fértil:

Aumento da libido

Ocorre por consequência do aumento dos níveis hormonais, fazendo com que o desejo sexual fique um pouco maior.

Secreção vaginal transparente

Em geral, este é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando! Neste momento, ocorre a liberação do hormônio estradiol, que produz mais líquido do que o habitual. Além disso, quando o muco vaginal se torna mais fluido, os espermatozoides têm mais facilidade para chegar ao óvulo, facilitando a fecundação.

Aumento da temperatura

O aumento é bem pequeno, de 0,5 a 1 grau, e acontece devido aos esforços realizados pelo organismo em uma espécie de preparação para a fecundação. Isso porque os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, são os responsáveis pela mudança de temperatura.

Aparecimento de espinhas

As espinhas são bem comuns durante este período, que é quando a pele da mulher tende a ficar mais oleosa – favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas, mesmo após a adolescência.

Variação de humor

A instabilidade emocional acontece principalmente devido às alterações hormonais do período. É normal!

Por fim, Thalita também aconselha o uso de aplicativos que calculam o período fértil e a ovulação para mulheres que desejam ter mais controle e conhecimento sobre as fases do ciclo. Cuide- se! E faça sexo sempre com camisinha!

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados