Afinal, o que é setembro amarelo?

Durante todo o mês de setembro é comum vermos espaços públicos e privados iluminados em amarelo, promovendo a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Desde 2015, o Brasil promove o “Setembro Amarelo” – uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio criada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). O período foi escolhido por conta do dia 10 de setembro, o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Promover o debate sobre o tema em diversas esferas e, principalmente, abrir espaço para conversa tem sido cada vez mais necessário. Monumentos iluminados em amarelo e times de futebol utilizando o símbolo, por exemplo, já despertam a atenção e contribuem para a conscientização.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Também sabemos que hoje 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. É, os números são chocantes, mas eles também mostram a importância da prevenção e atenção adequada. Precisamos perder o medo de falar sobre o assunto e, para isso, a informação é extremamente necessária.

Aqui no Tarja Rosa, durante todo o mês de setembro, você encontrará textos sobre ansiedade, depressão, dicas de como aliviar os sintomas da ansiedade e sinais de que você pode precisar de ajuda profissional. Você também pode encontrar informações no setembroamarelo.org.br e conhecer mais sobre o CVV – uma das ONGs mais antigas do país e que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone, chat, e-mail e pessoalmente.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados