Tarja Rosa

Afinal, o que é período fértil?

O que é período fértil?

Foto: iStock

Hoje o Tarja Rosa vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre período fértil: toda garota possui? Quando ele ocorre? Como calcular?

Você já ouviu falar sobre o período fértil? Já se questionou se em tal data estaria nesta fase? Apesar de parecer difícil, entender e aprender sobre o período fértil é muito mais fácil e simples do que a gente imagina.

O período fértil é, basicamente, o melhor momento para engravidar – por isso, a época que você deve redobrar o cuidado durante a relação sexual caso não seja o seu objetivo. Conversamos com Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa para entender melhor este momento.

“Período fértil é a data do mês que compreende os dois dias que antecedem e os dois dias após a ovulação, onde existe a possibilidade de gestação”, explica Thalita que ainda ressaltou que sim, toda menina saudável e com ciclos ovulatórios tem período fértil.

Mas, atenção: quem faz uso de anticoncepcional não tem período fértil: “As meninas que usam anticoncepcionais estão com o bloqueio hormonal do contraceptivo e, portanto, a ovulação não ocorre”, disse a média.

Como calcular quando ele acontece?

Sim, é possível saber quando o período fértil vai acontecer no seu mês, basta saber se o seu ciclo é regular e de quantos dias. “A ovulação ocorre sempre 14 dias antes da próxima menstruação. Dessa forma, calcula-se 14 dias antes da próxima menstruação para saber o dia da ovulação e o período fértil inicia-se dois dias antes dessa data e termina dois dias depois”, explica Thalita.

Vamos dar um exemplo: caso o seu ciclo seja de 28 dias, a ovulação ocorre no 14o dia do ciclo menstrual, sendo o período fértil do 12o ao 16o dia do ciclo. Caso o ciclo seja de 30 dias, a mulher ovula no 16o dia, sendo o período fértil do 14o ao 18o dias do ciclo.

A probabilidade de engravidar durante o período fértil é maior? Por que? 

Não só maior como é o único período provável de se engravidar. Segundo a Thalita, só existe a possibilidade de gravidez durante o período fértil, pois os espermatozoides sobrevivem 48h dentro do corpo feminino, permitindo a fecundação do óvulo até esse período (por isso o período fértil inicia-se 2 dias antes da ovulação ) e, uma vez ocorrendo a ovulação, o óvulo tem a capacidade de ser fecundado por até 48h após.