Absorvente de pano: é seguro? Como usar?

O absorvente de pano está de volta! Uma alternativa mais sustentável, o método requer alguns cuidados e aqui o Tarja te explica quais são eles!

O uso do absorvente de pano está aumentando entre meninas e mulheres que buscam uma alternativa mais sustentável para a sua menstruação – além dos tradicionais descartáveis. Porém, algumas dúvidas surgem com ele!

Ao lado das calcinhas menstruais e do coletor (que já falamos sobre aqui no Tarja), os absorventes de pano entram com uma das escolhas da nova geração. Por outro lado, algumas meninas ainda relatam inseguranças quanto a esses produtos. Mas, se usado da maneira correta, não há com o que se preocupar!

De acordo com a ginecologista e consultora do Tarja Rosa, Thalita Domenich, há um único contra em relação ao seu uso. “O negativo é basicamente o mesmo de qualquer absorvente, ou seja, seu uso prolongado pode gerar infecções por meio da proliferação de fungos e bactérias”, explica.

Assim, o uso do absorvente de pano segue sendo orientado da mesma forma que o tradicional: a troca deve ser feita a cada no máximo 3 horas. Já os benefícios são inúmeros, não só para a saúde da região íntima, como para o meio ambiente. Não à toa, o material também é gentil com a pele (sendo uma área delicada), não contém produtos químicos, apresenta um valor acessível e reduz o problema dos aterros sanitários.

Em relação à manutenção e higiene do produto, a médica aconselha a deixar de molho por curtos períodos em água fria e lavar com sabão neutro sem amaciantes. Para o armazenamento, escolha um local deve ser seco e arejado.

Acompanhe a gente ;)

Veja mais do Tarja ?

Relacionados