A bolsa de água quente melhora as cólicas menstruais?

Todo mês é a mesma situação: como a menstruação é um evento inflamatório, muitas meninas sentem dores, sensibilidade, inchaço nos seios e possíveis mudanças de humor.   

Durante o ciclo menstrual, o útero está se preparando para fecundar e, quando isso não acontece, ele descarta o que havia preparado. Nesse período, o endométrio – revestimento do útero – descama, causando as clássicas dores. E, para aliviá-las, há um segredo passado de geração em geração: a bolsa de água quente! Mas elas funcionam mesmo? E por quê? O Tarja Rosa explica tudinho sobre!

Conversamos com a Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, que esclarece o porquê da melhora no incômodo causado pela cólica: “O calor da água quente ocasiona um relaxamento da musculatura abdominal e pélvica que fica contraída involuntariamente por causa da cólica, assim melhorando a dor”. 

Para que a técnica funcione, a médica aconselha que a água, mesmo quente, deva estar em uma temperatura agradável para que o calor seja suportado e não cause queimaduras na pele. “Caso esteja com uma temperatura muito alta, espere um pouco para colocar a bolsa na região do abdômen ou a enrole em uma toalha”, indica.

Agora que já sabemos que a bolsa de água quente realmente ajuda no alívio da cólica, basta esperar entre 10 a 15 minutos – tempo que as dores tendem a melhorar após o uso. 

Vale lembra que, se você estiver sentido muito desconforto, procure seu ginecologista para que ele investigue e trate os sintomas adequadamente. Em alguns casos, o uso do contraceptivo pode te ajudar no combate às cólicas.

Acompanhe a gente 😉

Veja mais do Tarja 📷

Relacionados